Oração: queixar-se, falar muito ou uma conversa a dois?
- biadutra
- 8 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
A Bíblia nos ordena: "Orem sempre", ou: "Orai sem cessar". Isso não significa apenas orar todos os dias, mas orar o tempo todo, sem parar, como numa conversa.
Na primeira vez que tentei fazer isso, achava que orar era falar. Então, orar o tempo todo significaria falar sem parar. Isso se tornou uma tortura. Percebi, então, que orar sem cessar não poderia ser dessa forma e desisti.
Foi então que Deus, gentilmente, ensinou-me algumas verdades a respeito da oração: orar não é rezar, falar frases repetidas e formatadas. Embora, por vezes, sejam úteis, frases prontas não aprofundam relacionamentos. São mecânicos, aborrecidas, não ligam pessoas. Nós as usamos ao aproximar-nos das pessoas, mas as descartamos assim que o relacionamento se estabelece. Servem apenas para início de conversa. O tradicional "Tudo bem?" é um exemplo. Ao falar com Deus, você até pode ter frases prontas, mas não permaneça nelas.
Orar não é somente pedir, embora Deus nos encoraje a fazê-lo. O que você sentiria se alguém só o procurasse para pedir coisas? Não lhe pareceria um amigo interesseiro? Você pode e deve pedir, mas vá além dos pedidos. Deus quer algo muito mais sério com você.
A vida de oração pode envolver uma ou outra frase pronta, passa pela petição e inclui louvores e ações de graças. Essas coisas alimentam a afeição e a confiança em Deus. Se você quer atrair a presença manifesta do Senhor, aprenda a louvar (elogiar) e agradecer. Mas isso também não é tudo.
Bons relacionamentos envolvem profundidade. Não há nada melhor do que ter alguém com quem abrir o coração, sem temor de ser mal compreendido. Orar é rasgar o coração, abrir-se totalmente, estabelecer vínculo, declarar afeição. É falar sobre as dores, mas também sobre as alegrias. É poder dizer: "Amo você!" e saber-se plenamente correspondido. Mas ainda tem mais.
Pessoas sadias dão umas às outras o mesmo direito de falar e ouvir. A comunicação unilateral adoece e mata a relação. Fale com Deus, mas aprenda a ouvi-lo também. Deixe a doce voz do Espírito falar ao seu coração. Você então beberá de suas palavras e ficará maravilhado. Essa interação com Deus não cansa, nunca satura. Aí, então, você estará orando sem cessar. Mas ainda há mais!
Cabe, porém, a você explorar a imensidão que está à sua frente!
(1 Tessalonicenses 5:17)
Comments